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Posse no Cargo de Secretário
de Obras Públicas do Estado da Guanabara
A circunstância de assumir,
neste momento, a direção da Secretaria de Obras Públicas
do Estado da Guanabara, representa para mim um motivo de
particular significação pelo reencontro que faço
com as origens de minha vida pública, iniciada no
Departamento de Estradas de Rodagem, órgão técnico
de inquestionável valor e renomado conceito nacional.
Dali, as solicitações
da vida profissional fizeram-me assumir neste nosso Rio de
Janeiro, crescentes responsabilidades de chefia, dentre outras, na
Presidência da Administração dos Estádios
da Guanabara, na direção do Patrimônio do
Estado e, na área Federal, na Presidência do antigo
IAPC.
Venho da convivência com
colegas, ilustres engenheiros que alcançaram culminâncias
no respeito e na admiração no País, pelo seu
talento, sua operosidade e honorabilidade: Alim Pedro, pela mão
de quem ingressei no quadro dos servidores da antiga Prefeitura, e
João Carlos Vital, em cujo Gabinete tive o privilégio
de servir. Os exemplos e a experiência que deles colhi
constituirão seguro fator do sucesso que me for dado alcançar
à frente desta Secretaria.
Entendo que este setor da
administração estadual, fadado a lidar,
permanentemente, com múltiplos problemas de empreendimentos
públicos, pelas características de sua grandiosidade
e diversificação é, sem dúvida alguma,
o que cuida de um dos mais importantes complexos de obras do País.
Na realidade, é gigantesco o
acervo de encargos desta Secretaria, na execução de
planos de obras públicas que se sobrepõem aos próprios
períodos governamentais e se impõem como metas
prioritárias para o desenvolvimento econômico do
Estado e melhoria da vida social da comunidade carioca.
Concordo com aqueles que afirmam a
noção de que governar bem, realizando obras, será
correta, se a iniciativa das mesmas e suas conseqüências
são calculadas sempre em função dos
habitantes, no interesse de fixá-los ao meio urbano,
integrando-os num sistema geral de comodidades.
A administração a que
sucedo lega-nos um plano de obras cuja continuidade de execução
é propósito que prescinde de qualquer confirmação
pública.
As grandes realizações
em curso terão a seqüência e conclusão
que o desenvolvimento do Estado exige: a implantação
definitiva do anel rodoviário, como via de penetração
para a Baixada de Jacarepaguá e para a zona oeste do
Estado, projeto que se superpõe, em parte, ao da construção,
na Guanabara, da BR-101, alternativa de comunicação
rodoviária com São Paulo, de marcantes repercussões
econômicas e turísticas para a região
marginalizada da orla marítima dos dois Estados; a continuação
da Avenida Perimetral, a conclusão das obras relativas ao
alargamento e urbanização da Avenida Atlântica,
a complementação do Túnel Rebouças, o
término do conjunto de elevados e túneis que se
inserem no traçado da Auto-Estrada Lagoa-Barra, a normalização
do abastecimento de água, por meio da necessária
ampliação do Sistema Guandu, bem como a recuperação
do lote 2 daquele sistema, cujo túnel está quase
totalmente interrompido desde 1967 e a reconstrução
do elevado da Av. Paulo de Frontin que surge, hoje, como
verdadeiro desafio. Reputo também de capital importância
a realização do Projeto do DER denominado "Linhas
Policrômicas", em que se sobressai a construção
de uma via expressa - a Linha Vermelha - a partir do Túnel
Rebouças, que demandará o futuro Aeroporto Supersônico
do Galeão e a Rodovia Rio - Petrópolis, trazendo
significativa melhoria de condições de tráfego
da Avenida Brasil, cujo grau de saturação está
a exigir medidas de efetivos e duradouros resultados.
A implantação de um pólo
industrial em Santa Cruz, presente nas cogitações do
nosso Governo, implicará, sem dúvida, na participação
ativa do DER na elaboração dos projetos das vias de
acesso e obras conseqüentes, marcando-se assim a sua atuação
num dos empreendimentos de maior sentido econômico para a
Guanabara.
A nossa atuação, à
frente da Secretaria de Obras, dentro dos princípios que
sempre nos nortearam, será marcada por atividades
cuidadosamente planejadas, que se desenvolverão dentro,
rigorosamente, da previsão de recursos certos, sem açodamento,
com a máxima segurança.
A obediência a prazos é,
antes de tudo, uma disciplinação de gastos permissíveis
das limitações orçamentárias,
trazendo, dentre outros benefícios, o necessário
clima de tranqüilidade para as empresas diretamente responsáveis
pela execução dos serviços.
Desejamos, nesta oportunidade,
manifestar a nossa firme e sincera disposição de não
economizar esforços, no sentido de buscar, no interesse do
Estado, a melhor convivência com os demais órgãos
da Administração da Guanabara. Esse propósito
também o estendemos aos órgãos federais, em
particular, ao Ministério dos Transportes e ao Departamento
Nacional de Estradas de Rodagem, que se empenham, tenaz e
meritoriamente, por dotar a Guanabara e o Estado do Rio - com a
Ponte Rio - Niterói - de um elo viário de grande
expressão sócio-econômica. Não serão
descuidadas tarefas que visem à realização de
obras complementares no âmbito do Estado, para obter-se, em
curto prazo, o máximo de benefícios que advirão
da implantação da ponte.
Reservamos, por fim, a expressão
dos nossos agradecimentos ao eminente Governador Chagas Freitas
pela confiança em nós depositada, dando-nos a honra
de participar de seu Governo, que se caracterizará, estamos
certos, pelas realizações que levará a termo
e pelo sucesso que alcançará para o enaltecimento
cada vez maior de seu nome, a segurança, o bem-estar e a
felicidade da população do Estado, com seguros
reflexos em todo o País.
Desejamos, para finalizar,
manifestar os nossos agradecimentos a todos quantos vieram
prestigiar-nos nesta solenidade.
Discurso, em 12 de janeiro de
1972.
Extraído do livro "As Grandes Obras que Mudaram a Face
do Rio". 1975.
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