Emílio Ibrahim - memórias
vazio
vazio
vazio
Início
Biograifa
Atuação
Realizações
Sistema Viário
Infra-estrutura
Urbanização
Prédios Públicos
Órgãos Públicos
Ações administrativas
Artigos
Discursos
Imprensa
Imprensa
Momentos Significativos
Preito
Contato
vazio

Guandu

Recuperação do Guandu
Obras de recuperação da adutora do Guandú. Construção do by-pass para o trecho obstruído.

Coube à Secretaria de Obras do Governo Chagas Freitas, através da CEDAG, recuperar a adutora do Guandu, que operava à meia vazão devido ao desabamento no túnel sob pressão Guandu-Lameirão (lote 2), ocorrido em 1967. Para recuperar o trecho avariado, foi necessário que se construísse um "by-pass" para o trecho em questão - a Linha de Superfície Guandu-Lameirão, com 13 km de extensão e 1,75 m de diâmetro.

Também, com vista ao serviço de recuperação do lote 2, foi construído um túnel com 400 metros de extensão, para facilitar o difícil trabalho de retirada do entulho do trecho desabado.

Foi implantada a Nova Elevatória do Alto Recalque do Guandú, passando a produção do Sistema Guandú de 12 m³/segundo para 24 m³/segundo.

Foi implantado o sistema de fluoretação de água do Guandú, pioneiro no Brasil à época.

Guandú
Nova Estação de Tratamento de Água do Guandú - 40 m3/s

Foi construída uma nova estação de tratamento de água do Guandú com capacidade de 16,0 m³/segundo. Com mais um conjunto de obras, o sistema Guandú passou a operar, em 1982, com sua capacidade plena de adução, isto é, 40,0 m³/s. Hoje, 20 anos depois, essa capacidade está em 45m³/s.

Para esse fim, foram executadas as seguintes obras que compõem o Sistema Integrado de Abastecimento do Município do Rio de Janeiro - Baixada Fluminense:

  1. Instalação de mais cinco conjuntos motor-bomba de 2,5 m³/s e 700 HP, idênticos aos doze já existentes;
  2. Construção da quarta adutora de água bruta, em aço, com diâmetro de 2.500 mm e cerca de 3.000 m de comprimento, além do remanejamento das três já existentes;
  3. Implantação do recalque de água tratada do Guandú com a instalação de cinco conjuntos motor-bomba de 1m³/s e 1800 HP, cada;
  4. Construção do reservatório do Marapicú com capacidade de 20 milhões de litros.
Adutora da Baixada Fluminense
Adutora da Baixada Fluminense

Foi construída a adutora da Baixada Fluminense. A adutora percorre uma extensão de 45 km de tubulações, com diâmetros variando entre 0,8 m e 2,0 m, com uma capacidade para transportar 518 milhões e.400 mil litros de água por dia (6 m³/s). No seu complexo, foram construídos 103 km de subadutoras e 6 reservatórios com capacidade total de 10 milhões e 500 mil litros.

Foi construída a Sub-adutora da Barra da Tijuca.

Foi construída a Sub-adutora Urucuia - Juramento (região da Leopoldina).

Foram construídas diversas sub-adutoras para reforçar a distribuição da água pela cidade do Rio de Janeiro: Jacarepaguá, Ipanema, Leblon, Copacabana, Centro da cidade e Ilha do Governador.

Foi construído o sistema de abastecimento de água de Teresópolis e realizados melhoramentos nos sistemas de São Fidélis, Pádua, São Gonçalo, Niterói, Itaguaí, Macaé e Bom Jesus de Itabapoana.

Inauguração do Guandu
Retomada de operação a plena carga da Adutora do Guandu, após concluídas as obras de recuperação e duplicação do sistema.

Mensagem do Secretário

"Temos que enfrentar os desafios expressos nos nossos paradoxos sócio-econômicos para chegarmos a uma sociedade tão próspera quanto justa, tão voltada para o desenvolvimento quanto para os valores humanos.

A Secretaria de Obras do Estado, através da Companhia Estadual de Águas e Esgotos - CEDAE, sob a direção do Eng°. José Carlos Vieira, - com a construção da grandiosa obra da Adutora da Baixada Fluminense, ao longo de 45 km de extensão e de 850 km de redes de distribuição, descortino o imediato desenvolvimento dessa sofrida região e o início da implantação de um Novo Centro Industrial Metropolitano. É pois, uma obra ajustada às reais necessidades de seus destinatários, medindo-se por sua exata utilização social".

Emílio Ibrahim
Secretário de Estado de Obras e Serviços Públicos


vazio
Maracanã
Emissário Submarino de Ipanema
Guandu
Lagoa Rodrigo de Freitas
Viaduto Paulo de Frontin
Avenida Perimetral
Nova Lapa
Tecnoweb


vazio


vazio
vazio | Início | Biografia | Atuação | Sistema Viário | Infra-Estrutura Básica | Urbanização | Prédios Públicos | Órgãos Públicos |
| Momentos Significativos | Depoimentos | Preito de Reconhecimento | Contato |
vazio Melhor visualisado 800x600 * Desenvolvimento: Tecnoweb vazio