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Construção
do Elevado da Perimetral, na Praça 15. |
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Perimetral - Trecho
Praça 15-Gasômetro: A foto mostra obras de
implantação de pilares na Av. Rodrigues
Alves.
Paralelamente, em Volta Redonda, a CSN fabricava as vigas
metálicas. |
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O
Secretário
de Obras Emílio Ibrahim e o Diretor do DER Renato
Almeida visitam as obras do trecho da Avenida Brasil -
Ponte
Rio Niterói. |
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Se por um lado a geografia da
cidade do Rio de Janeiro, entre o mar e a montanha, nos
privilegia com a sua beleza, por outro lado, ela agrava os
problemas de interligação dos diversos pontos
da
cidade. O Elevado da Perimetral (Praça 15 -
Praça
Mauá - Av. Brasil - Ponte Rio-Niterói), uma
via-expressa com 5,5 km de extensão, insere-se no
sistema viário do Estado como uma importante via que
liga as Zonas Sul e Norte da cidade.
A sua construção
obedeceu a dois objetivos bem definidos: criar alternativas
de
tráfego para as vias existentes, já
congestionadas e sem condições de serem
ampliadas e, sobretudo, permitir a ligação das
Zonas Sul e Norte sem que os veículos passem pelo
centro urbano da cidade, o que retrata os mesmos
princípios
adotados pelas grandes metrópoles do mundo
moderno.
A Secretaria de Obras,
através
do Departamento de Estradas de Rodagem, reiniciou a obra,
após
15 anos de paralização, com o apoio e alta
compreensão dos Ministérios dos Transportes e
Marinha, em perfeito entendimento com o empenho do Governador
Chagas Freitas.
Quanto à presença
da obra em local histórico da cidade, é
oportuno
citar o depoimento do nosso saudoso arquiteto-urbanista
maior,
Lúcio Costa: "O prolongamento do elevado da
Perimetral dará ensejo a que se descortinem as
fachadas
leste e norte do imponente Mosteiro de São Bento com
seu famoso botareu". |