Emílio Ibrahim - memórias
vazio
vazio
vazio
Início
Biograifa
Atuação
Realizações
Sistema Viário
Infra-estrutura
Urbanização
Prédios Públicos
Órgãos Públicos
Ações administrativas
Artigos
Discursos
Imprensa
Imprensa
Momentos Significativos
Preito
Contato
vazio

Discursos

Colégio Arquidiocesano
O famoso grupo de futebol do Ginásio Arquidiocesano de Ouro Preto, em 1941, com os saudosos professores: Padre Rocha, Padre Lobo (diretor), Padre Mendes e José Benedito.
O centro-avante Emílio (15 anos) pertencia à classe dos menores, mas já participava do quadro principal daquele tradicional Ginásio, que era assim formado: Athos Borato, J. Lourenço, J. Pimenta, Caratinga, Hélio Gomes, Murilo, Luiz Maria, Hugo Rodarte, Emílio Ibrahim, Waldemar e Paulo Emílio.
Formatura no Colégio Arquidiocesano de Ouro-Preto

Visita ao Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

O reencontro dos lugares e das pessoas é como a redescoberta do tempo.

Dizem que recordar é viver. Pode ser um lugar comum, mas o dito faz parte das coisas simples e, por isto mesmo, jamais perderá seu significado.

Sentimos esta verdade ao reencontrar antigos professores e colegas, ao rever os mesmos lugares que percorremos na nossa juventude.

Hoje, sentimos, em nosso interior, aquela doce saudade dos tempos felizes em que aqui convivemos, compartilhando as alegrias, as esperanças e os sonhos da adolescência.

É bom recordar, é bom rever lugares e reencontrar velhos amigos de um passado que jamais nos sai da lembrança.

O tempo passa, mas as lembranças ficam; lembranças dos estudos, lembranças do zelo e carinho dos nossos mestres, lembranças dos folguedos. Parece que tudo foi ontem.

Recordamo-nos, com saudade, do quadro de futebol, cujo técnico era o jovem professor José Benedito. Dois craques da época: Padre Mendes, um grande centro-médio e Padre Carmélio, um magnífico centro-avante.

Tudo isso serve para lembrar o clima de respeitosa camaradagem entre professores e alunos, que perdura até os nossos dias.

E, por falar em futebol, nunca poderemos afastar da lembrança aquele que foi o maior acontecimento esportivo da época: a grande vitória de 5 x 2 do Arquidiocesano sobre o Colégio Municipal.

Tempos bons, tempos que marcaram, sobretudo, o início de nossa formação cristã, as bases fundamentais de nossa educação e instrução. Mesmo sem sentir, naquela vida aparentemente despreocupada de jovens, íamos adquirindo cultura, noções de responsabilidade, enfim todos aqueles conhecimentos que tanto nos serviram no exercício das diversas profissões a que nos dedicamos.

Pessoalmente, acreditamos que a nossa formação cristã e os conhecimentos que o Colégio Arquidiocesano nos proporcionou foram e são os fatores decisivos nos êxitos alcançados na nossa vida pública. Eles sempre nortearam as nossas ações que, até hoje, não nos decepcionaram perante Deus, perante nossa própria consciência e perante a opinião pública.

Os reencontros, como este, têm muito da "Volta à Casa Paterna", de que nos fala o poeta. Têm, como dissemos de início, o gosto doce de uma saudade.

Muitos já partiram para outra vida. Deles nos recordamos com saudade maior, pedindo a Deus pelo descanso eterno de suas vidas.

Sejam, pois, as nossas preces em memória dos colegas e mestres já falecidos, lembrando com especial carinho do saudoso Padre Lobo, nosso estimado Diretor, do querido Padre Rocha e do bom amigo saudoso professor Cláudio Smalek.

Desejamos manifestar os nossos agradecimentos aos que tiveram a feliz iniciativa de nos proporcionar este reencontro, na esperança de que eles venham a se repetir com mais freqüência, pelo menos, uma vez em cada ano, nesta mesma data que é tão significativa para nós.

Formulamos, ao término destas breves palavras, votos de toda a felicidade para os nossos mestres e colegas, votos estes extensivos aos seus familiares.

Discurso, em 30 de maio de 1981.


vazio
Maracanã
Emissário Submarino de Ipanema
Guandu
Lagoa Rodrigo de Freitas
Viaduto Paulo de Frontin
Avenida Perimetral
Nova Lapa
Tecnoweb


vazio
vazio
| Início | Biografia | Atuação | Sistema Viário | Infra-Estrutura Básica | Urbanização | Prédios Públicos | Órgãos Públicos |
| Momentos Significativos | Depoimentos | Preito de Reconhecimento | Contato |
vazio
Melhor visualisado 800x600 * Desenvolvimento: Tecnoweb
vazio