Emílio Ibrahim - memórias
vazio
vazio
vazio
Início
Biograifa
Atuação
Realizações
Sistema Viário
Infra-estrutura
Urbanização
Prédios Públicos
Órgãos Públicos
Ações administrativas
Artigos
Discursos
Imprensa
Imprensa
Momentos Significativos
Preito
Contato
vazio

Discursos

Inauguração da Adutora da Baixada Fluminense

Vivemos um momento histórico para o nosso Estado, que marca, com traços indeléveis, a presença do Governo Chagas Freitas à frente dos destinos desta importante unidade da federação; presença caracterizada por realizações de vulto e do maior alcance social, em favor do povo, buscando, com prioridade, a solução dos problemas que mais o angustiam e que, durante anos e anos, encontraram a indiferença, o descaso ou a falta de ânimo por parte de outros governos, para enfrentá-los e resolvê-los.

Em dois períodos de gestão, o Governo Chagas Freitas, com realizações e empreendimentos, inclusive, na área de obras e serviços públicos, pôde identificar, equacionar e resolver problemas, verdadeiros desafios, a maioria dos quais exigindo vultosas somas, sobretudo, esforços, coragem, ânimo e competência, para dar-lhes a solução mais adequada, na oportunidade, não só devida, mas imposta pelas necessidades reprimidas que vinham amargurando a vida dos nossos concidadãos.

Felizmente, foram enfrentados todos esses grandes desafios e, o que é tudo, resolvidos satisfatoriamente nesta etapa histórica do nosso Estado.

Estamos juntos, lado a lado, nesta caminhada de dois Governos, sob a orientação segura e decidida do eminente Governador Chagas Freitas; juntos com a nossa equipe de trabalho, juntos com as lideranças políticas que apoiam o atual Governo, juntos com a própria comunidade, que nos é solidária e que tanto nos motiva, incentivando e gratificando, com o seu reconhecimento, os serviços que lhe prestamos, por vontade e por dever de homem público.

A Adutora da Baixada Fluminense que hoje se inaugura, e que entrará em carga imediatamente, fornecerá cerca de 500 milhões de litros de água por dia, marcando uma verdadeira revolução na história desta região, que vê seu futuro predestinado a uma era de bem-estar social e de vertiginosa expansão, como pólo industrial deste Estado.

Com 45 km de extensão, 850 km de rede de distribuição e abrangendo a construção de 5 reservatórios, este complexo de obras, dos maiores até aqui levados à conclusão neste Estado e no País, a Adutora da Baixada Fluminense trará benefícios diretos aos Municípios de Nilópolis, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti, cuja população é estimada em dois milhões e quinhentos mil habitantes.

Mas, benefícios indiretos, em conseqüência da construção desta Adutora, serão imediatamente prestados a toda a Zona da Leopoldina e, além disso, também, por conseqüência indireta, por meio de três subadutoras, que inauguramos, as de Magno-Madureira, Parada de Lucas - Irajá e Vicente de Carvalho, para os bairros e áreas adjacentes a essas Subadutoras.

Para que se tenha uma idéia do que representa o abastecimento de água, gostaríamos de destacar, nesta oportunidade, comentários que, a respeito do assunto, vêm sendo, ultimamente, divulgados pela imprensa.

A matéria é de tal importância que a ONU proclamou o suprimento de água potável e o saneamento como precondições indispensáveis a qualquer esforço de promoção humana e social, no âmbito de uma política de desenvolvimento.

Os estudos de especialistas do Banco Mundial mencionam que 1/10 do tempo útil do trabalhador é despendido no tratamento de doenças resultantes da falta de saneamento e água potável, enquanto a expectativa média de vida se reduz, de forma impressionante, na inexistência ou inadequação desses serviços.

Daí o grande empenho do Governo Chagas Freitas para com as atividades relacionadas com o saneamento básico, cujo programa de realizações abrange a totalidade do território do nosso Estado, seja na Capital, seja no Interior.

Mas, não é só o abastecimento de água que se anuncia como benefício de porte para a Baixada Fluminense: outros empreendimentos de grande vulto, e, também, do maior alcance social, especialmente nas áreas do gás e da habitação popular, em obediência a um Plano Integrado, estão sendo realizados pelo atual Governo, por intermédio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos, com o mesmo superior objetivo de dar à Baixada Fluminense condições de desenvolvimento sócio-econômico, principalmente, industrial, que ela ardentemente procura e merece.

A linha de transmissão de gás natural de Campos é um desses empreendimentos que vai desenvolver-se ao longo da Rio - São Paulo, beneficiando, de imediato, São João de Meriti e Nova Iguaçu, como fonte alternativa de energia, em substituição ao óleo combustível derivado do petróleo, e que, em etapa próxima, será estendida a todos os Municípios da Baixada Fluminense.

Com esta medida teremos um consumo inicial de 200.000 m3 de gás, por dia, substituindo 480.000 barris de petróleo, por ano, o que representa, em divisas, para o País, uma economia da ordem de 16 milhões de dólares, anualmente, aos preços de hoje.

Dentro desse mesmo projeto integrado, está sendo desenvolvido pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos um extenso programa de construção de conjuntos de habitação popular, para toda a Baixada Fluminense, já estando em andamento os de Duque de Caxias e de Nova Iguaçu.

Buscamos dar condições de infra-estrutura, em especial de saneamento básico, energia e habitação, para fixar o homem nesta importantíssima região, dando-lhe condições de conforto e como conseqüência do desenvolvimento industrial, condições de trabalho, na própria região onde ele habita.

Dentro deste ambicioso plano integrado, concebeu o atual Governo do Estado realizações, aqui para a Baixada Fluminense, partindo de uma idéia verdadeiramente revolucionária, que irá trazer extraordinária importância sócio-econômica para Nilópolis, Caxias, Iguaçu e Meriti, cujas iniciais, N-C-I-M, inspiraram o nome do "Novo Centro Industrial Metropolitano", com características que deverão tomar toda esta região uma réplica do ABC paulista, como um dos grandes e importantes pólos industriais do País.

Todo este complexo de obras, que comporá a infra-estrutura básica do "Novo Centro Industrial Metropolitano do Rio de Janeiro", deverá estar concluído até o final do Governo Chagas Freitas.

Achamos que, mais importante do que simplesmente induzir a ocupação de uma área tão extensa e de tão grande potencial como esta, é ordenar e dotar de infra-estrutura uma região já tão densamente ocupada e sujeita a tantas tensões sociais.

Meus senhores: este é um dos raros momentos em que, nós e toda a nossa equipe de trabalho, nos sentimos plenamente recompensados, pela dedicação, pelos esforços, pelas dificuldades, muitas vezes enfrentadas. Recompensados, pelo resultado mesmo dos serviços que prestamos; recompensados pelo decidido e firme apoio que sempre recebemos do nosso eminente Governador Chagas Freitas, que nos mostra os melhores caminhos a seguir e nos orienta, sempre de maneira experiente e oportuna.

Desejamos destacar, nesta oportunidade, a participação do suporte financeiro que, neste e em outros empreendimentos do mesmo vulto e alcance, o nosso Estado tem recebido por parte do Ministério do Interior, por meio do BNH.

Reafirme-se aqui o magnífico trabalho, uma vez mais desempenhado pela competente equipe da CEDAE, que tem à sua frente o nosso colega, e particular amigo, engenheiro José Carlos Vieira.

Este episódio, auspicioso para o nosso Estado, em particular para a Baixada Fluminense, um dos seus grandes esteios e, por isto mesmo, merecedora de especial atenção, nos leva a refletir que o dever do homem público, no Brasil, é o de enfrentar os grandes desafios expressos nos nossos problemas sócio-econômicos, para nos transformarmos em uma sociedade próspera e justa e assim voltada, não apenas para o desenvolvimento, mas, antes de tudo - e como premissa básica - para a preservação dos valores humanos, que são o nosso maior patrimônio.

Discurso, em 19 de dezembro de 1980.


vazio
Maracanã
Emissário Submarino de Ipanema
Guandu
Lagoa Rodrigo de Freitas
Viaduto Paulo de Frontin
Avenida Perimetral
Nova Lapa
Tecnoweb


vazio
vazio
| Início | Biografia | Atuação | Sistema Viário | Infra-Estrutura Básica | Urbanização | Prédios Públicos | Órgãos Públicos |
| Momentos Significativos | Depoimentos | Preito de Reconhecimento | Contato |
vazio
Melhor visualisado 800x600 * Desenvolvimento: Tecnoweb
vazio