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Posse na Presidência da
Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU
A circunstância de assumir,
neste momento, a direção da Companhia Brasileira de
Trens Urbanos representa para nós motivo de particular
significação, inclusive porque irá
proporcionar-nos a rara oportunidade de uma aproximação
mais estreita com os excelentes e dedicados servidores que compõem
a grande família ferroviária, cujos serviços,
pela sua alta relevância, já conquistaram o respeito
e a admiração de todos, em âmbito nacional.
Viemos da convivência com
homens públicos, igualmente ilustres, que ajudaram a levar
avante a gigantesca tarefa de conduzir, condigna e
convenientemente, os destinos do País; os exemplos e a
experiência que deles colhi, aliados à competente,
honesta e dedicada participação do funcionalismo
desta Casa, constituirão seguro fator do sucesso que nos
for dado alcançar à frente desta Companhia.
Temos, certamente, que enfrentar,
em nível nacional, os grandes desafios expressos nos nossos
paradoxos sócio-econômicos, para chegar a uma
sociedade tão próspera quanto justa, tão
voltada para o desenvolvimento quanto para os valores humanos.
As grandes realizações
em curso terão a seqüência e conclusão
que o desenvolvimento do País exige. Os dados do Relatório
mais recente da CBTU permitem, embora em termos concisos, alinhar
alguns desses empreendimentos que consideramos bastante
expressivos, embora todos os demais lhes possam ser comparados e
que, dentre eles, podemos citar:
- modernização dos
sistemas de trens suburbanos do Rio de Janeiro e de São
Paulo;
- continuação das
obras de implantação do trem metropolitano de Belo
Horizonte, dando-lhe um tratamento prioritário;
- integração
progressiva dos sistemas de transporte urbano locais, mediante
um trabalho de cooperação permanente, buscando a
compatibilização dos projetos de interesse comum.
Dentre os objetivos a serem atingidos pela CBTU, ainda neste
exercício, podem ser salientados:
- continuidade na melhoria das
condições de segurança, regularidade e
confiabilidade dos sistemas operativos;
- estudos para redução
do intervalo entre trens para 5 minutos, em uma primeira fase,
no trecho D. Pedro II - Deodoro e para 10 minutos nos trechos
Deodoro - Santa Cruz, Deodoro - Japeri e Linha Auxiliar.
Ainda na STU/RJ, destaque-se a
continuidade dos serviços de implantação do
novo sistema CTC de Controle de Tráfego Centralizado, no
trecho D. Pedro II - Deodoro e do sistema de telecomunicações
com fibra ótica, nos trechos D. Pedro II - Deodoro e
Deodoro - Santa Cruz, o que se constitui na introdução
de uma nova tecnologia no setor.
É oportuno, a esta altura,
frisar, com bastante ênfase, que a nossa atuação
à frente da CBTU, dentro dos princípios que sempre
nos norteiam, será marcada por atividades cuidadosamente
planejadas, que se desenvolverão rigorosamente dentro da
previsão, não menos cuidadosa, dos respectivos
recursos financeiros, sem açodamentos, mas, ao contrário,
com ações refletidas e seguras.
Aqui cabe uma observação
importante: a obediência a prazos é, antes de tudo,
exigência da disciplina dos gastos sujeitos às limitações
orçamentárias, tudo isto resultando em um clima de
tranqüilidade não só para esta Companhia como
para as empresas, direta ou indiretamente, responsáveis
pela prestação dos serviços.
No campo dos Recursos Humanos, é
nosso firme propósito dar a maior importância ao
nosso pessoal, enfim aos que são os grandes responsáveis
pelos sucessos até aqui alcançados pela Companhia.
Já se tem dito, e com toda
razão, que administração diz respeito a
pessoas, problemas, soluções e resultados. Assim,
administrar significa conduzir, orientar pessoas, para a obtenção
de resultados. Não se administram coisas e sim pessoas que
lidam com problemas e soluções.
É nosso propósito
firme examinar, estudar e sugerir ou adotar soluções
que acabem com distorções gritantes e que
proporcionem meios efetivos para o desenvolvimento de Recursos
Humanos, em todas as áreas da Companhia, nos diferentes níveis
hierárquicos.
Desejamos, nesta oportunidade,
manifestar a nossa firme e sincera disposição, no
sentido de buscar, para a consecução dos superiores
interesses da Companhia, a melhor convivência e a colaboração
efetiva e constante, por parte da RFFSA e de todos os órgãos
que integram os Governos da União, dos Estados e dos Municípios.
Reservamos, por fim, a expressão
dos nossos agradecimentos ao ilustre Ministro dos Transportes, José
Reinaldo Tavares, pela confiança em nós depositada,
que serve de poderoso estímulo para levar à frente
esta difícil, mas sem dúvida honrosa missão,
que conta com o apoio do eminente Presidente José Sarney,
circunstância que só pode concorrer para aumentar, a
um tempo, a honra desta nossa investidura e o desejo firme de não
faltarmos aos compromissos ora assumidos.
Ao nosso ilustre antecessor, Dr. Américo
Maia, os nossos parabéns pelo excelente desempenho à
frente desta Companhia, com votos sinceros pela sua felicidade
pessoal, na certeza de que o mesmo êxito o espera nas novas
missões que certamente lhe serão destinadas.
Os nossos agradecimentos a todos os
que, com suas presenças ou por meio de outras manifestações,
vieram trazer o seu prestígio a esta nossa investidura.
Discurso, em 15 de Junho de
1988 .
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